Técnicas Quiropráticas

 

A quiropraxia é uma profissão estabelecida há mais de 100 anos, com resultados positivos em inúmeras condições de saúde. Ao longo de muitos anos a profissão foi se desenvolvendo em diferentes áreas, com o surgimento de novas técnicas para trazer mais conforto e resultados mais eficientes para a condição de cada paciente.

Boa parte das técnicas utilizam as mãos como instrumento. Algumas utilizam equipamentos específicos como a mesa de flexão-distração, drop table, Activator, entre outros.

Abaixo são descritas algumas das técnicas utilizadas na QUIROPRAXIA CHAPECÓ.

 

FLEXION-DISTRACTION TECHNIQUE (TRAÇÃO): Flexion-distraction é uma técnica desenvolvida pelo Quiropraxista J.Cox D.C para o tratamento de diversas afecções da coluna, principalmente das hérnias de disco, lombalgias e escolioses. Para realizá-la é necessária a mesa específica que realiza movimentos de flexão/inclinação/rotação da região lombar O objetivo da técnica é principalmente reduzir a pressão dentro do disco intervertebral, facilitando a entrada de nutrientes, fluido e oxigênio no mesmo.

 

Activator Methods: Trata-se de uma técnica que utiliza um instrumento chamado "Ativador", que dispara um impulso extremamente rápido e indolor. A avaliação do paciente é realizada através de testes específicos para determinar a disfunção de mobilidade de cada articulação e assim, poder ajustá-las de acordo com a necessidade. É uma opção bastante utilizada em pacientes que não gostam de cavitação (estalo) ou tem alguma condição de saúde que limite alguns procedimentos.

 

Diversified Technique: Uma das técnicas mais utilizadas por quiropraxistas em todo o mundo, consiste em ajustes articulares onde o quiropraxista aplica um impulso de alta velocidade e baixa amplitude que geralmente resulta na cavitação (estalo) de uma articulação.

 

Gonstead Technique: É uma técnica específica da quiropraxia que é distinta da Diversified Technique porque se concentra principalmente em ajustes com menos rotação articular, mas ainda é feita à mão e geralmente resulta em cavitação da articulação. Análise de raios-X, palpação e estudo do gradiente de temperatura, podem ser usados na tomada de decisão clínica de qual segmento ajustar.

 

Thompson Technique: Conjunto de técnicas específicas que utiliza método de avaliação próprio. Seus ajustes utilizam mecanismos da mesa que se elevam, chamados de "drop". Quando o quiropraxista aplica a pressão sobre a articulação este mecanismo desarma, minimizando a força aplicada e aumentando a velocidade do impulso.

 

Blocos Pélvicos: Os blocos são utilizados em situações onde há um desalinhamento ou falta de mobilidade dos ossos da pelve. Este desalinhamento pode alterar toda a biomecânica e o equilíbrio muscular da coluna, causando compensações em outras partes do corpo, como por exemplo no comprimento das pernas. Os blocos são utilizados para alinhar a pelve, melhorando a mobilidade das articulações e consequentemente eliminando qualquer compensação do corpo.

 

A.R.T. - Active Release Technique: É uma técnica utilizada para tratamento de tecidos moles (músculos, tendões e ligamentos). É uma técnica de liberação miofascial onde o quiropraxista utiliza os dedos para aplicar pressão no tecido que está com função/tônus anormal enquanto o paciente realiza o movimento específico para a ativação do mesmo. A técnica aumenta a mobilidade articular e o aporte de oxigênio para as células musculares, diminuindo as disfunções causadas pelo uso excessivo do músculo.

 

Kinesio taping: O método Kinesiotaping foi criado pelo Dr. Kenzo Kase na década de 70, no Japão, com o objetivo de ser um tratamento auxiliar entre as suas sessões de quiropraxia. Depois de aplicar em diversas condições, percebeu o potente recurso terapêutico que havia criado. A Kinesio Taping é uma bandagem que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais como o próprio músculo.

 

Graston: É uma forma de mobilização de tecidos moles (músculos, fáscias) assistido por instrumentos que permitem ao quiropraxista detectar e efetivamente quebrar o tecido cicatricial (fibrose) e as restrições fasciais, além de melhorar a amplitude de movimento articular. Clinicamente comprovada para alcançar resultados melhores e mais rápidos para condições agudas e crônicas.