Quiropraxia

O que é?
A quiropraxia é uma profissão reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e regulamentada em diversos países do mundo. No Brasil, atualmente há 5 universidades que oferecem o curso superior de Bacharel em Quiropraxia. (Universidade FEEVALE-RS, Universidade Anhembi-Morumbi-SP, UCEFF-SC, Unigama-RJ e Fametro-AM).
A profissão é baseada no fato científico de que o sistema nervoso controla a função de cada célula, tecido, órgão e sistema do corpo. A coluna vertebral tem como uma de suas funções, proteger a medula espinal, que é o canal de comunicação entre o cérebro e o corpo, logo qualquer alteração na coluna vertebral pode ocasionar uma interferência no sistema nervoso, que por sua vez causará uma disfunção em determinada região do corpo. Estas alterações são chamadas de Complexo de Subluxação Vertebral (CID M99.1).

A abordagem quiroprática baseia-se no diagnóstico e correção das subluxações vertebrais melhorando a saúde, reduzindo sintomas de dor e desconforto e ajudando a prevenir as disfunções neuro-músculo-esqueléticas.

A Quiropraxia estimula a habilidade do corpo de se recuperar sem o uso de medicamentos ou cirurgia.

Tratamento
O quiropraxista realiza ajustes para corrigir as subluxações, devolvendo a  mobilidade normal da articulação. O ajuste pode ser realizado com as mãos ou com auxílio de aparelhos específicos. O tratamento sempre leva em consideração a idade, condição de saúde, estilo de vida e as características específicas de cada paciente.
Os ajustes devem ser realizados com uma frequência específica para cada paciente, de acordo com seus hábitos e sua rotina, sendo realizados de forma mais intensiva na fase inicial do tratamento, tornando-se espaçados após a remissão dos sintomas.

O que é tratado
Do ponto de vista filosófico, os desalinhamentos vertebrais são o início de boa parte das doenças, sendo assim a quiropraxia deve ser adotada como uma rotina de prevenção. O tratamento preventivo traz bem estar e qualidade de vida ao paciente, podendo potencializar a saúde assim como seu desempenho físico.

Pessoas de todas as idades podem ser tratadas pela quiropraxia, desde bebês até idosos. Boa parte dos pacientes procura o tratamento quiroprático após o surgimento de alguns sintomas ou de alguma alteração. Dentre as alterações mais frequentes tratadas na clínica estão:
  -  Hérnias de disco

-  Osteófitos (Bico de papagaio)

-  Bursite

-  Artrose

-  Alterações posturais (escoliose, hipercifose)

-  Dor ciática

-  Dores articulares (joelho, ombro, tornozelo, etc)

-  Enxaqueca e dor de cabeça

-  Dor nas costas

-  Lesões esportivas

-  Limitações de movimento articular.

Benefícios
O alinhamento da coluna remove interferências biomecânicas, facilitando a chegada das informações nervosas ao corpo. Ao restaurar a mobilidade das articulações, o excesso de carga nos músculos, discos e ligamentos diminui, reduzindo os sintomas e reestabelecendo a saúde do corpo. Assim como ter uma alimentação saudável e praticar exercícios, cuidar da saúde da coluna é uma escolha de qualidade de vida.